Área do Paciente
Dr. Paulo Renato Ribeiro
Rua Oscar Vidal , 307 - Sala 402
Centro - Juiz de Fora - MG

Blog

Como descobrir se eu preciso de aparelho?

Compartilhe:

Um sorriso bonito abre muitas portas, além de ser um forte influenciador na primeira impressão que as pessoas têm umas das outras. Cuidar do sorriso é um fator determinante para saúde, além de contribuir diretamente para autoestima. Dentes tortos e desalinhados trazem diferentes prejuízos, desde o incômodo estético, surgimento de cáries, até mesmo a dificuldade de respirar.

Muitas pessoas desistem do tratamento ou adiam por não querer fazer o uso dos tradicionais aparelhos, que mudam a aparência do sorriso. No entanto, através da ortodontia invisível, é possível solucionar esses problemas de forma confortável, alcançando um sorriso perfeito e alinhado.

Mas você sabe identificar os sinais que indicam quando o uso de um aparelho é necessário? Confira quais situações exigem o uso dos aparelhos dentários e conheça as vantagens do tratamento com alinhadores Invisalign ou orthoaligner.

5 situações em que você deve usar aparelhos

Seja na infância, adolescência ou vida adulta, diversos problemas podem estimular o paciente a iniciar um tratamento ortodôntico. E corrigir esses problemas vai muito além de somente propósitos estéticos - é uma questão de saúde!

Os tratamentos ortodônticos vão melhorar sua saúde bucal, normalizando questões como mastigação, respiração e até mesmo fala. Ao corrigir o posicionamento dos seus dentes, você também evita problemas e doenças no futuro.

Existem alguns casos bem comuns que indicam que você precisa procurar um dentista. São eles:

1- Dentes desalinhados e tortos

Pode parecer óbvio, mas muita gente ainda ignora esse problema. Os dentes desalinhados ou tortos são um sinal claro da necessidade do aparelho. Esses dentes geram dificuldades na hora da limpeza - pois a escova não vai conseguir fazer a higienização correta entre os dentes - e com isso, o aparecimento de placas e cáries dentárias é certo.

2- Respiração bucal

O correto é fazermos a respiração pelo nariz. Mas se você perceber que tem feito essa ação somente pela boca, ou que até mesmo está sentindo dificuldades em respirar, procure um especialista! O uso do aparelho vai corrigir a posição dos ossos e dentes, o que pode facilitar a respiração normal.

3- Espaços entre os dentes

Um espaço entre os dentes significa tanto um problema quanto a falta dele. Acontece quando algum dente é extraído, ou não nasceu, ou ainda quando a arcada é maior que a quantidade de dentes existentes na boca. Esses ‘espaços’ deixam seus dentes expostos, o que pode ocasionar a movimentação deles ou sobrecarga em outros dentes ou na gengiva, e inflamações ou perdas de osso.

4- Problemas de mordida: mordida cruzada, profunda ou aberta

A mordida cruzada acontece quando os dentes inferiores se encaixam por cima dos superiores no ato de morder. A mordida profunda se dá quando os dentes superiores cobrem os inferiores totalmente, encobrindo os dentes de baixo. Já a mordida aberta, surge quando existe um espaço entre os dentes inferiores e os superiores. Esses tipos de mordidas podem causar dor e/ou dificuldades de mastigar.

5- Dores de cabeça ou pescoço

Quando existem problemas na mandíbula, é necessário um esforço extra para ações simples, como mastigar de forma correta. Esse esforço pode sobrecarregar todos os músculos da face, gerando dores e desconforto no paciente.

Se você desconfia que sua mordida está errada, está sentindo dores, dificuldades na mastigação ou simplesmente se incomoda com o desalinhamento dos seus dentes, faça uma visita ao dentista, pois a correção dentária, através de tratamentos ortodônticos, trará muitos benefícios no seu dia a dia.

Vantagens dos alinhadores em comparação com outros aparelhos

Agora você já sabe como identificar possíveis sinais da necessidade de um tratamento com aparelho, mas ainda pode estar resistente aos tratamentos por não querer ter o conhecido “sorriso metálico”. Conheça, então, um método moderno, inovador e totalmente discreto que tem conquistado cada vez mais adeptos nos consultórios por todo país.

Em termos de correções dentárias, os alinhadoresInvisalignou orthoaligner são considerados a abordagem mais moderna da Ortodontia na atualidade. Esse tratamento foi desenvolvido com as mais novas tecnologias, e pensado para facilitar ainda mais a vida dos pacientes, oferecendo aparelhos discretos, eficientes, e acima de tudo, confortáveis.

Quem busca discrição e se preocupa com a aparência estética dos aparelhos, tem a “invisibilidade” como a maior vantagem do Invisalign. Esses alinhadores proporcionam um tratamento completamente diferente dos antigos com fios e bráquetes que acompanham os aparelhos ortodônticos tradicionais.

O conforto é outro fator determinante na hora de escolher esse procedimento. Você vai até mesmo se esquecer que está usando um aparelho! E o fato de ser removível é mais uma comodidade para o paciente. Suas refeições e escovações vão ser muito mais fáceis ao poder remover o aparelho. É uma praticidade durante as refeições, e ainda surge como um trunfo para uma limpeza correta e mais eficaz dos dentes e da boca.

Ainda pensando em descomplicar cada vez mais a vida das pessoas, o tratamento com Invisalignou orthoaligneré totalmente personalizado! Os alinhadores são feitos a partir de moldes em 3D da boca de cada paciente, realizados a partir de um Scanner Intraoral, e possibilitam a confecção de um aparelho que se encaixa perfeitamente nos dentes.

Marque sua consulta

Um diagnóstico correto e o tratamento com um profissional credenciado garantem sucesso na correção de qualquer problema. A clínica do Dr. Paulo Renato Ribeiro investe em tecnologia de altíssima qualidade para cuidar do sorriso de seus pacientes, possui scanner intraoral de última geração. Com esta tecnologia, os alinhadores invisíveis Invisalign ou orthoaligner podem ser a chave para um sorriso perfeito.

Conheça nossa clínica:

Rua Oscar Vidal , 307 - Sala 402

Centro - Juiz de Fora - MG

(32) 3015-6465

Voltar para Blog