A época ideal para a primeira visita ao ortodontista é por volta dos 06 a 08 anos de idade. Nesta idade começam a nascer os primeiros molares e incisivos permanentes, o que permite ao profissional já determinar, após análise de espaço específica para isto, se haverá espaço para todos os dentes permanentes.
Além desta análise de espaço, o ortodontista poderá avaliar o desenvolvimento da oclusão e assim interceptar , de forma simples, os problemas que porventura existam. Poderá ainda estabelecer um protocolo de acompanhamento individualizado para a troca dos dentes de leite pelos permanentes, de forma a tornar o futuro tratamento corretivo ortodôntico o mais simples e curto possível.
Medidas simples, executadas nesta fase de desenvolvimento, proporcionaram a obtenção de um sorriso mais harmônico no futuro!!
Sim, qualquer pessoa, jovem ou adulto, de qualquer idade, que tenha boa saúde bucal está apto a receber tratamento ortodôntico.
O planejamento de cada tratamento deve ser individualizado para atender as necessidades de cada paciente, considerando as características de sua oclusão assim como seu estado de saúde periodontal.
O tempo de tratamento de cada caso irá variar de acordo com a dificuldade inicial verificada na consulta inicial e na análise da documentação ortodôntica solicitada.
Os tratamentos corretivos tem duração que varia entre 12 e 36 meses de tratamento, dependendo da má-oclusão inicial e da técnica escolhida para o tratamento.
Novas técnicas têm prometido uma diminuição no tempo total de tratamento, no entanto, somente um ortodontista experiente poderá determinar se elas se aplicam ao seu caso e se realmente irão lhe trazer este benefício.
Não. A Ortodontia tem avançado em novas tecnologias para obtenção de tratamentos cada vez mais simples.
Grande parte dos tratamentos pode ser executada sem a remoção de dentes, no entanto, existem casos onde a extração de dentes permanentes irá proporcionar um tratamento mais rápido, mais estético e mais estável a longo prazo. Cabe ao Ortodontista, após a análise completa de seu caso, determinar qual a melhor conduta para a obtenção de um sorriso agradável para você.
O Conselho Regional de Odontologia tem a lista de todos os especialistas registrados (www.cromg.org,br).
Você pode consultar ainda o site da Associação Brasileira de Ortodontia de sua região. Em MG, www.abormg.org.br.
Durante a graduação em Odontologia, o profissional recebe uma formação generalista, para atender aos diversos problemas dentários durante 5 anos.
Ao se especializar em Ortodontia, o profissional passa por treinamento específico, com duração de 02 a 03 anos, exclusivamente na área, adquirindo capacitação para realizar seu tratamento.
Além disto, as Associações de Ortodontia, como a ABOR, realizam cursos de atualização para os especialistas.
A Associação Brasileira de Ortodontia até instituiu uma Certificação em Excelência Clinica para Especialistas em Ortodontia, o BBO.
Procurando um Especialista com esta certificação, você terá a melhor referência dentro da especialidade. Consulte www.cdbbo.org.br!!
COLOQUE AQUI A SUA DÚVIDA E NOSSA EQUIPE TERÁ O MAIOR PRAZER EM RESPONDÊ-LA DE FORMA INDIVIDUALIZADA