Área do Paciente
Dr. Paulo Renato Ribeiro
Rua Oscar Vidal , 307 - Sala 402
Centro - Juiz de Fora - MG

Blog

Dificuldade para mastigar e dor de cabeça: conheça a Disfunção Temporomandibular (DTM)

Compartilhe:

A sigla ATM vem do termo articulação temporomandibular, e é ela a encarregada por ligar a nossa mandíbula ao osso temporal do crânio (que fica localizado em frente das orelhas, em cada lado da cabeça). Essa articulação permite os movimentos da boca - a fala e a mastigação -, além de comandar a posição e todos os movimentos da mandíbula.

As doenças que surgem a partir dessa articulação e seus músculos são conhecidas como disfunções temporomandibulares, ou DTM. Além de dor no local, essas disfunções podem causar diversos outros tipos de problemas de saúde que você nunca imaginou. Confira mais sobre essa condição, seus sintomas e causas:

Causas da DTM

As ocorrências mais comuns da DTM são:

  • a muscular: que afeta a musculatura do sistema mastigatório;
  • a articular: que pode surgir a partir de traumas na articulação ou ocorrer devido doenças como artrite e osteoartrose;
  • a mista: a mistura dos dois tipos da doença.

As causas desse distúrbio ainda são incertas, porém alguns profissionais da área identificaram que alguns hábitos podem ser decisivos no desenvolvimento dessa condição, como: apertar muito os dentes, mascar chicletes, mastigar de forma incorreta os alimentos e roer as unhas. Depressão, estresse e propensão genética também podem ocasionar no surgimento da DTM. Além disso, sofrer alguma pancada ou trauma na região é considerado, do mesmo modo, uma causa recorrente para a disfunção.

Sintomas

Como identificar se você é um paciente com Disfunção Temporomandibular? Confira 3 sintomas que podem sugerir a existência da doença:

  1. Dor de cabeça

Quem sofre com dores de cabeça por mais de 3 dias na semana deve ficar atento. Seja nos dois lados, ou apenas em um, a dor no rosto e/ou cabeça é um dos sintomas mais comuns da DTM. Essas dores de cabeça quase sempre são erroneamente sinalizadas como apenas enxaquecas, portanto, se o desconforto persistir por muito tempo é necessário investigar a fundo.

2. Dificuldade para mastigar

Outro sintoma muito comum dessa disfunção. Se você sente dor ao mastigar, ou sente estalos e chiados ao abrir a boca, procure um especialista. Pode existir até mesmo algum ‘deslocamento’ entre sua arcada dental superior e inferior, e se o incômodo for ignorado, com o tempo essa região pode sofrer ainda mais problemas.

3. Dor no pescoço e ombros

Por estar muito próximo dos músculos ligados à ATM, pescoço e ombros também podem sofrer com a disfunção temporomandibular ou ainda ser a causadora da DTM. Se a tensão muscular estiver presente nessa região, muito da dor pode se espalhar para essas partes do corpo.

Dor ao bocejar, bruxismo, e até mesmo zumbido nos ouvidos, também podem ser indicativos de DTM. Fique atento!

Tratamento

Não existe cura da DTM, mas controlar e amenizar o problema é possível. A forma e técnica aplicada vão variar de acordo com o sintoma que mais acomete o paciente.

Com um diagnóstico correto e preciso, o profissional será capaz de identificar a área mais afetada pela disfunção, indicando o método de tratamento mais eficaz.

Em alguns casos, medicamentos como analgésicos e relaxantes musculares serão indicados para aliviar as dores. Em outras situações, placas de mordida vão ser a resposta para ajudar quem sofre com o ranger dos dentes.

Apenas casos mais graves exigem intervenções cirúrgicas - mas somente quando não há nenhuma resposta dos outros tratamentos.

Atenção especial

Pacientes que já sofrem de doenças crônicas devem evitar sobrecarregar a musculatura da mandíbula. Evitar dormir de bruços (que pode ajudar a distender os músculos da mandíbula e do pescoço), e diminuir o consumo de alimentos muito duros; são cuidados a serem considerados para aliviar os sintomas.

Procure ajuda profissional!

A Disfunção Temporomandibular ainda é uma doença um pouco desconhecida, porém muitos pacientes sofrem com ela e nem sabem que esses sintomas podem estar associados à DTM.

Está sofrendo de dores de cabeça ou na mandíbula por muito tempo? Procure um profissional qualificado para te ajudar! O Dr. Paulo Renato é Mestre em DTM/DOF e possui grande experiência nessa área da Odontologia. Agende já sua consulta!

Rua Oscar Vidal , 307 - Sala 402

Centro - Juiz de Fora - MG

(32) 3015-6465

Voltar para Blog