Área do Paciente
Dr. Paulo Renato Ribeiro
Rua Oscar Vidal , 307 - Sala 402
Centro - Juiz de Fora - MG

Blog

Hábito de roer as unhas pode gerar problemas sérios

Compartilhe:

Você tem vício de roer as unhas? Aparentemente, este é um hábito inofensivo, mas você conhece as consequências negativas que isso pode te trazer?

As unhas acumulam sujeiras, bactérias e até vírus, e além disso, o hábito de roê-las pode comprometer a sua dentição.

O que é onicofagia?

A onicofagia consiste em roer as unhas de maneira constante, sendo que muitas vezes isso está associado a fatores psicológicos, como ansiedade e estresse. Uma pesquisa publicada recentemente mostrou que aproximadamente 30% da população mundial rói as unhas.

Muitos problemas podem surgir a partir desse hábito, como: unhas deformadas, problemas no estômago e no intestino (devido às bactérias ingeridas), gripes, infecções, dores articulares (devido ao movimento e esforço dos músculos) e também problemas dentários.

Estudos mostram que pacientes que roem as unhas, mastigam lápis ou apertam os dentes podem apresentar maiores chances de desenvolver DTM, uma outra condição que também pode estar associada às questões emocionais.

Essa é uma doença que, assim como roer as unhas, pode causar dores na face, danificar definitivamente os dentes e provocar danos às articulações temporomandibulares (ATMs). Por isso, diante dos sintomas, é necessário buscar o tratamento. Normalmente, é recomendado o uso de placas de acrílico, para proteger os dentes principalmente à noite.

Problemas dentários e bucais causados pelo hábito de roer unhas

- Dor ao mastigar os alimentos devido ao esforço exaustivo da mandíbula, provocando até mesmo distúrbios na ATM.

- Infecções e inflamação na gengiva pela entrada de bactérias. Agentes que podem causar não só a gengivite, como também a periodontite, entre outras

- Fraturas e desgaste no esmalte do dente

- Com os dentes sensibilizados, aumentam as chances do aparecimento de cáries

- Halitose ou mau hálito, pela falta de higiene e das infecções bucais.

- Desalinhamento dos dentes por causa de uma possível deformação na arcada dentária. Sendo que na infância, isso pode levar ao nascimento desordenado dos dentes permanentes. Mas os dentes já existentes também podem se desalinhar.

- Para quem faz o uso de aparelhos ortodônticos, roer as unhas aumenta o risco dos dentes sofrerem uma reabsorção radicular, ou seja, um encurtamento das raízes ou perda dental, pois os aparelhos já expõem os dentes a uma maior pressão.

Como parar de roer unhas?


Não é simples interromper um vício, ainda mais quando parece um vício “inocente”. Mas é sempre importante alertar as pessoas do seu convívio, principalmente, as crianças. Para quem já tem esse hábito há muito tempo, o primeiro passo é tomar a decisão de parar. Porém, por estar atrelado a fatores psicológicos, pode ser necessário o acompanhamento de um psicólogo, a fim de investigar a raiz da sua necessidade de roer as unhas.

Em casos mais severos, também é possível que o dentista recomende o uso de um protetor bucal para impedir ou inibir o hábito.

Tratamento para dentes tortos e desalinhados

Como foi mencionado, o vício de roer as unhas pode levar ao apinhamento dos dentes. Portanto, é importante se esforçar para conter esse hábito, evitando que este e outros problemas apareçam. Contudo, caso você já tenha observado que seus dentes estão desalinhados, além de parar de roer, você vai precisar da ajuda de um ortodontista.

Corrigir a posição dos dentes é indispensável para evitar complicações indesejáveis para a saúde bucal. Os dentes apinhados podem causar traumas oclusais, aparecimento de cáries, doenças como a gengivite, traumatismos dentários, além do fator estético que compromete o seu sorriso.

Conheça os sistemas Invisalign®, Orthoaligner® e Essix® ClearAligner

Os tratamentos com alinhadores invisíveis Invisalign®, Orthoaligner® e Essix® ClearAligner são a forma mais moderna de corrigir o posicionamento dos dentes.
Por serem transparentes, ao longo do processo as pessoas podem nem perceber que você está usando. As placas também são removíveis, por isso, é possível retirá-las para fazer a devida higienização bucal, para se alimentar e também em eventos especiais.

Invista no seu sorriso e na sua saúde.

Dr. Paulo Renato Ribeiro é especialista em ortodontia e ortopedia facial. Mestre em disfunção temporomandibular e Professor de Ortodontia há 18 anos. Nossa clínica conta com uma infraestrutura planejada para oferecer-lhe o melhor atendimento.

Agende sua consulta:

Rua Oscar Vidal , 307 - Sala 402
Centro - Juiz de Fora - MG
veja no mapa
(32) 3015-6465
contato@ortodontiapaulorenato.com.br

Voltar para Blog