Área do Paciente
Dr. Paulo Renato Ribeiro
Rua Oscar Vidal , 307 - Sala 402
Centro - Juiz de Fora - MG

Blog

Quanto tempo preciso ficar com aparelho?

Compartilhe:

Uma das primeiras perguntas que o paciente faz sobre os tratamentos ortodônticos é “quanto tempo eu preciso usar?”. Antes mesmo de começar, já querem a finalização. Para fazer uma estimativa desse tempo, é preciso conhecer o caso, pois cada pessoa possui um diagnóstico e responde de uma forma. Mas, quais fatores influenciam nessa resistência das pessoas aos tratamentos tradicionais? Listamos cinco que comumente são relatados:

1. Sorriso metálico
Mesmo com a vontade de corrigir o posicionamento dos dentes e ter um sorriso mais bonito e saudável, o processo de ter que usar os aparelhos fixos não agrada boa parte das pessoas.

2. Incômodos com bráquetes colados, fios metálicos
Com os aparelhos tradicionais, não existe a possibilidade de retirá-los, pois são fixos. Para muitas pessoas, ter todos esses objetos na boca é um grande desconforto e a dificuldade de se adaptar é maior.

3. Higienização
Os aparelhos fixos dificultam a higienização por impedirem a chegada da escova e também aumentam a retenção de comida. Por isso, é preciso ter paciência e atenção redobrada para limpar corretamente.

4. Restrições Alimentares
Outra questão desconfortável é a de restringir determinados alimentos porque podem quebrar as peças ou aderir.

5. Duração do tratamento
Como foi dito, ainda que não seja possível determinar o tempo exato de tratamento, na maioria dos casos ele é longo. Logo, o paciente fica ainda mais desanimado porque todas essas questões podem durar anos.

Diante de tudo isso, o que pode ser feito para corrigir o sorriso e não ficar refém de tais fatores desagradáveis?

A melhor alternativa para quem quer conciliar o conforto, a estética e a eficácia no tratamento são os alinhadores invisíveis. Um método que utiliza placas transparentes, ou seja, nada de sorriso metálico, pois são imperceptíveis; além disso, são confortáveis, pois encaixam perfeitamente aos dentes; também permitem uma higienização completa, porque são removíveis, ou seja, você pode tirar e realizar a escovação normalmente; também não restringe nenhum alimento, pois você pode retirar durante as refeições. Em se tratando do tempo, também podemos ver vantagens.

Alinhadores invisíveis: qual o tempo de tratamento?
O primeiro passo do tratamento com alinhadores invisíveis, como Invisalign ou OrthoAligner, é a avaliação do ortodontista que vai realizar o diagnóstico e, assim, traçar um plano de tratamento digital preciso e personalizado. Esse planejamento mostra a transformação passo a passo do sorriso, o que te permite saber o resultado antes mesmo de começar.

Tempo aproximado
É possível que o ortodontista indique um tempo com base nas necessidades específicas. Porém, a complexidade de cada caso e a frequência diária do uso de alinhadores influenciam na duração total do tratamento. Em média, são 12 a 18 meses, no entanto, nas primeiras semanas já é possível começar a observar resultados.

Menos visitas ao consultório
Este tratamento também é ideal para quem tem a rotina muito ocupada, pois demanda menos visitas ao ortodontista. No geral, uma a cada quatro ou seis semanas. O objetivo principal é verificar a evolução e se tudo está progredindo como planejado. Além disso, também haverá a troca dos alinhadores em determinados intervalos.

Frequência de troca dos alinhadores
Cada paciente pode apresentar uma frequência diferente. Somente o ortodontista pode avaliar quando deverá ser feita a troca, mediante a progressão e movimentação dos dentes. O prazo normalmente varia semanalmente ou a cada duas semanas. Cada novo conjunto de alinhadores irá deslocar os dentes de forma gradual e suave, até chegar ao novo e belo sorriso.


Tempo de uso diário
Para que os resultados sejam melhores e mais rápidos, deve se usar os alinhadores transparentes em um período de 20 a 22 horas por dia, removendo apenas para comer, beber, escovar os dentes e usar fio dental. Em situações especiais, como festas e eventos, também é possível retirar, desde que se coloque imediatamente depois.

O que você acha de construir um novo sorriso, mais bonito e saudável, e manter a sua rotina tranquila, respeitando sua liberdade e sem desconforto? Os alinhadores invisíveis utilizam o que há de mais moderno na tecnologia para proporcionar resultados incríveis.
Para realizar esse tratamento, é necessário que o ortodontista seja especializado e credenciado. O Dr. Paulo Renato, além de ser especialista em ortodontia e ortopedia facial, mestre em disfunção temporomandibular, também é Invisalign Doctor.

Agende sua consulta
Rua Oscar Vidal, 307 - Sala 402
Centro - Juiz de Fora - MG
(32) 3015-6465

Voltar para Blog