Área do Paciente
Dr. Paulo Renato Ribeiro
Rua Oscar Vidal , 307 - Sala 402
Centro - Juiz de Fora - MG

Blog

Adolescência e saúde bucal: 6 questões que merecem atenção

Compartilhe:

Um mundo de possibilidades se abre durante a adolescência. Nessa fase, acontecem várias mudanças hormonais, emocionais e físicas. Por isso, é muito importante acompanhar de perto a vida do adolescente e orientá-lo sempre sobre eventuais problemas, seja com a alimentação, higiene, estética, hábitos e saúde, inclusive a bucal.

Listamos algumas questões que merecem atenção. Se você é adolescente ou pai/mãe de um, pode se identificar com alguma. Confira:

Como está a alimentação?

Uma dieta equilibrada faz grande diferença na saúde bucal. Alimentos ricos em açúcar e amido devem ser evitados, pois eles contribuem para a formação da placa bacteriana, que destrói o esmalte dos dentes. Uma alimentação balanceada é o segredo para uma vida saudável, o corpo agradece e o sorriso também.

Higiene: um fator determinante

Para um sorriso bonito e saudável, é preciso manter os hábitos de limpeza adquiridos na infância. Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, passar o fio dental e também não esquecer de limpar a língua são as regras básicas. Esses processos removem a placa bacteriana (principal causa de cáries e gengivite) e restos de alimentos causadores de mau hálito.

Distúrbios alimentares

Transtornos como a bulimia (que envolve o hábito de comer demais e vomitar) e a anorexia (medo excessivo de ganhar peso que, muitas vezes, resulta em vômitos) causam sérios problemas à saúde. Essa é uma questão que merece total orientação médica e psicológica. Em se tratando da questão odontológica, uma consequência que pode surgir é o desgaste do esmalte dos dentes, que ocorre diante da presença de ácidos.

Quero colocar um piercing oral!

Está pensando em colocar um piercing? Fique atento: os piercings de boca podem causar vários problemas, entre eles infecções, sangramentos ou até mesmo danos a algum nervo. Eles ainda podem prejudicar os dentes e a gengiva. Quem deseja colocar tais apetrechos de metal também deve se preocupar com o procedimento, se informe com um profissional e escolha a forma mais segura.

Vícios: o prejuízo de fumar

Fumar ou mascar tabaco pode manchar dentes e gengivas. Pode ainda reforçar a mancha de tártaro que se acumula e produzir mau hálito, além de outros problemas de saúde. Este é um vício que aumenta o risco de doenças: desde uma gengivite, até o câncer.

Autoestima

A adolescência também é marcada por ser uma etapa de construir as próprias ideias, opiniões e definir sua identidade. Com isso, surge também a vontade de criar vínculos, ser aceito e bem visto.

A estética é uma das questões que gera preocupação nessa fase e pode ser a causa de uma baixa autoestima. Sendo assim, o sorriso cumpre um papel que afeta diretamente nessa questão, pois os dentes tortos ou desalinhados geram desconforto estético.

Portanto, é importante optar pelo tratamento ortodôntico que vai corrigir o posicionamento dos dentes, melhorar a saúde bucal e transformar a aparência. Conheça mais sobre:

Ortodontia para adolescentes

Muitos adolescentes e pré-adolescentes precisam usar aparelhos para corrigir o sorriso. Nessa idade é muito comum possuir a arcada dentária mal alinhada, dentes mal posicionados, juntos ou separados. Quando isso acontece, os cuidados higiênicos se tornam tarefas mais trabalhosas e surge o incômodo ao sorrir. Por isso, é preciso procurar um especialista para avaliar e determinar a necessidade de um aparelho e também qual tratamento é o mais indicado.

Alinhadores invisíveis

Muitos adolescentes e pré-adolescentes podem se preocupar com a aparência na hora de escolher o aparelho ortodôntico, pois o sorriso metálico também cria uma certa resistência. Assim, os alinhadores invisíveis são as melhores opções de tratamento. Eles são eficazes, confortáveis e facilitam a adaptação do paciente. Há ainda a vantagem de serem removíveis, o que permite uma higienização bucal mais completa.

Invisalign, OrthoAligner e EssixClearAligner

Esses alinhadores são feitos de material transparente e reposicionam os dentes de forma gradual, deixando o sorriso esteticamente mais agradável. Por chamarem pouca atenção, eles proporcionam maior sensação de liberdade para as atividades do dia a dia. Com isso, o paciente adere melhor ao tratamento. Em se tratando de adolescente, a adesão é ainda maior pois estão diante de um método altamente tecnológico, conectado com o mundo em que eles já estão bem ambientados. Inclusive, antes mesmo de dar início aos procedimentos, é possível visualizar o resultado final do sorriso, pois todo acompanhamento pode ser feito de forma digital.

Cuide da sua saúde

Além de ficar atento aos temas abordados, é recomendável é que se faça consultas odontológicas regulares a cada seis meses. Estar próximo do seu dentista vai te ajudar a prevenir problemas e estar sempre em dia com a sua saúde bucal.

Agende sua consulta

Rua Oscar Vidal, nº 307 - sala 402

Centro - Juiz de Fora - MG

(32) 3015-6465

Voltar para Blog